CIF
CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE

A CIF é uma ferramenta para descrição e organização de informações sobre a funcionalidade e a incapacidade. Ela fornece uma linguagem padrão, uma base conceitual para a definição e a classificação da saúde e da incapacidade.

Desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde, o CIF não classifica a pessoa, e sim, a situação da pessoa, em uma análise biopsicossocial.

Licenciada pelo Grupo CIF Brasil a emitir laudos para diversas finalidades, como trabalhistas e previdenciárias.

A CIF foi aprovada para uso pela Assembléia Mundial da Saúde, em 2001, após testes extensivos em todo o mundo envolvendo as pessoas com incapacidades e profissionais de uma variedade de disciplinas e áreas relevantes.

A CIF integra os principais modelos de incapacidade. Reconhece o papel de fatores ambientais na criação das limitações, bem como, a relevância das condições de saúde associadas e seus efeitos.

Trata-se de um sistema de classificação multiuso, projetado para atender a diversas disciplinas e setores, por exemplo, na educação e transporte, bem como nos serviços de saúde, serviços sociais e entre diferentes países e culturas.

Os objetivos da CIF, segundo a Organização Mundial da Saúde, são: fornecer uma base científica para compreender e estudar a saúde e estados relacionados, os resultados de intervenções, determinantes e alterações no nível de saúde e funcionalidade.

CURSO CIF NA FIBROMIALGIA

Profissional da Saúde!

Conheça essa ferramenta que pode auxiliar milhares de fibromiálgicos e tenha um diferencial no mercado!

A classificação estabelece uma linguagem comum para descrever a saúde com o intuito de melhorar a comunicação entre usuários diferentes, como profissionais de saúde, pesquisadores, decisores políticos e o público em geral. Também permite a comparação de dados entre países, disciplinas de cuidados de saúde, serviços e durante o tempo de tratamento. Fornece ainda um esquema de codificação sistemático para sistemas de informação de saúde.

A CIF foi aceita como uma das classificações sociais das Nações Unidas, tendo sido considerada um instrumento adequado para a implementação dos mandatos em declarações internacionais de direitos humanos, bem como em legislações nacionais.

Assim, a CIF fornece um valioso quadro para monitoramento de aspectos da Convenção da ONU sobre os direitos das pessoas em geral, bem como para a formulação de políticas nacionais e internacionais.

Grupo CIF Brasil